Análise: O Corinthians de Jadson

By 17:11

                        
Jadson comanda o time na liderança do campeonato (Getty Images)

Com o estilo característico de Tite, o Corinthians vem liderando o campeonato brasileiro com sobras, se não matemáticas, técnicas.
Deixando de lado as polemicas de arbitragem e analisando o futebol apresentado dentro de campo, pode-se dizer que o time vem “voando” com uma sequência de 17 jogos sem derrota, se consolidando cada vez mais na ponta, e parecendo estar a cada rodada mais perto do seu sexto título brasileiro. Mas o que faz do Corinthians o melhor time do campeonato até então?

O futebol demonstrado não é de encher os olhos, mas o time é equilibrado e eficiente, uma equipe que no início da competição era exaltada por sua defesa, hoje tem também um ataque competente, com uma média de 1.7 gols por jogo, e 42 gols marcados (números iguais aos do Atlético Mineiro). A melhora do ataque corinthiano coincidiu com o crescimento do contestado (mas preciso) Vagner Love, que fez 5 gols nos últimos 6 jogos, se tornando o segundo na artilharia do time, atrás apenas do melhor jogador (e candidato a craque do campeonato) Jadson, que foi ás redes 9 vezes.


Toda a engrenagem que move o time funciona através dos 3 jogadores mais importantes, o meia Jadson, o camisa 10, artilheiro e líder de assistências do time (6) e um exímio cobrador de bola parada, Renato Augusto, o camisa 8, que anotou 2 gols e deu 3 assistências, e o volante Elias, camisa 7, que muitas vezes chega como elemento surpresa na grande área, marcou 4 vezes e deu 4 assistências. Os lampejos individuais da equipe de Tite geralmente passam por esses 3 jogadores, que fazem com que todo o resto funcione adequadamente, mas é claro que eles não são os únicos responsáveis pelo bom desempenho do time paulista, a defesa é bem organizada (desde a época de Mano Menezes) pelos zagueiros Gil e Felipe, e pelo cão de guarda Ralf. Vale também destacar a presença do experiente lateral direito Fagner, que aparece muito bem defensivamente e é o líder de desarmes da equipe, com 75 roubadas de bola.

Deve-se destacar também o bom trabalho do técnico Tite, que perdeu diversos jogadores importantes como Paolo Guerrero e Emerson Sheik, mas que conseguiu mudar o perfil da equipe e fazer com que os jogadores que não rendiam tanto (como por exemplo o Jadson) tivessem uma melhora considerável de rendimento, dando também oportunidade a jovens garotos como Malcom e Arana, fazendo um rodizio interessante no elenco. Somando todos esses fatores a presença de sua fiel torcida, que lota a Arena Corinthians com uma média de 31.502mil pagantes (a maior do Brasil até então), que vem empurrando o time e fazendo dele praticamente imbatível em casa, tendo apenas uma derrota em casa contra o Palmeiras por 3x2, e um empate contra o Grêmio por 1x1, fora isso, são 11 vitórias em casa.

Não se pode dizer que o Corinthians será de fato o campeão, ainda restam 13 rodadas de muito campeonato pela frente, e o Atlético-MG e o Grêmio estão na cola do líder, mas já se pode afirmar que o futebol apresentado é o mais eficaz, mesmo que equipes como o Palmeiras e o Atlético-MG apresentem um futebol mais vistoso, não conseguem ter a eficiência que faz do Corinthians líder absoluto do Campeonato Brasileiro de 2015.


Dados levantados até a 25ª rodada



You Might Also Like

0 comentários