Olhar estatístico e a "ponte" França/Inglaterra

By 17:15

Fonte:Steve Bardens/Getty Images Europe
As estatísticas estão cada vez mais presentes no futebol moderno,os times estão equipados com milhares de números que possibilitam observar os jogadores de uma forma mais fria. Os dados não são certeza de que os jogadores irão dar certo,mas são indicativos para os olheiros maximizarem a possibilidade de sucesso de uma contratação. 

Aparentemente, pela observação das estatísticas, dois jogadores, Jordan Amavi e Dimitri Payet, chamaram a atenção na liga francesa e foram contratados para disputar a Premier League. Estes não foram para nenhum dos gigantes da Inglaterra, mas sim para os times de pequena e média expressão no cenário internacional,que tem que pensar e analisar mais o mercado e os números do jogo para trazer jogadores para concorrer com Chelsea,Arsenal,Manchester United e etc. Assim, West Ham e Aston Villa foram atrás de dois franceses que não são tão badalados como De Bruyne e Depay, mas podem contribuir muito para suas equipes 

Dimitri Payet 


Payet marca na derrota contra o Leicester City. Fonte: Michael Regan/Getty Images Europe.
Payet se destacou no ano passado pelo Olympique de Marseille e assinou contrato com o West Ham até 2020 por £10.5 milhões de libras. O francês de 28 anos,fez grande dupla com o atacante Gignac,colocando o vice artilheiro do campeonato seis vezes na cara do gol, além das outras 11 oportunidades em que assistiu aos demais colegas, o que o tornou o principal assistente da liga francesa. Outro ponto forte é a sua versatilidade, sendo que pode atuar tanto como meia armador como ponta direita e esquerda. Sua grande arma parece ser realmente o passe,não só evidenciado pelas suas assistências, mas também pela sua média de 3.7 passes decisivos (do ingles,key passes) por jogo,assumiu a liderança nesse stat da Ligue 1. Outro quesito em que Payet liderou foi o de mais cruzamentos certeiros por jogo,com média de 2.4. 

Deixando os stats de lado, Dimitri apesar de 28 anos, parece ter um futuro promissor na Premier League. Jogador de grande habilidade e de drible curto,sem contar a sua velocidade e excelente capacidade para assumir as bolas paradas. O West Ham parece ter acertado  ao contratar o meia para o vazio deixado pelo experiente Downing de 30 anos, dando ao time mais velocidade e verticalidade sem perder a qualidade do passe. 

Se conseguir manter a média do ano passado, Payet certamente figurará entre os destaques da liga inglesa. Até a quarta rodada, o jogador já anotou um gol e uma assistência e tem média de 2.3 passes decisivos por jogo.

Jordan Amavi 


Amavi na sua estréia pelo Aston Villa em amistoso. Fonte: David Rogers/Getty Images.

O manager do Aston Villa, Tim Sherwood, viu no jovem Amavi de apenas 21 anos, a oportunidade de rejuvenescer a sua lateral esquerda e ainda acrescentar velocidade, marcação e proteção na defesa. Após um desastroso décimo sétimo lugar na temporada passada, Sherwood parece ter analisado os números e viu que seu time estava pecando no setor defensivo. Com apenas o décimo sétimo lugar na média de interceptações, e décimo nono em desarmes, viu que teria que melhorar o rendimento da sua defesa. O manager do Aston Villa resolveu assinar um contrato de cinco anos por Amavi, para minimizar esses problemas, creditando £9 milhões nos cofres do Nice. 

Amavi teoricamente se encaixa perfeitamente no time de Sherwood, pois tem uma média de 3.9 desarmes por jogo, número que o levou a quinta posição no atributo na liga francesa. O lateral foi o número um em interceptações, média de 4.6 por jogo, evidenciando seu posicionamento inteligente, e antecipação para a retomada da bola. Para mostrar o quanto este número é alto, o maior interceptador da Premier em 2014 foi Coquelin com média de 3.7. Ainda na parte defensiva o jovem talento ganha em média 3.1 dos duelos aéreos por jogo.

Quem olha esses stats pode até pensar que Amavi é um lateral exclusivamente defensivo, pelo contrário. O jovem de 21 anos marcou quatro gols na temporada passada e tem qualidade para carregar a bola e driblar os adversários em velocidade. O único ponto em que precisa melhorar são as assistências, caso raro em seu currículo, porém já anotou uma com a camisa do Aston Villa pela Premier League

Apesar de apenas quatro rodadas do campeonato inglês, Jordan está atuando de maneira regular e mantendo um bom número de desarmes (3.5) e interceptações (3.3) por jogo, além de ser o maior driblador da Premier League com média de 3.8 dribles por jogo. Com Amavi e as demais mudanças ocorridas na atual temporada, Sherwood aumentou a média de desarmes de 16.4 para 19.8 e as interceptações de 12.7 para 19.8. 



Fontes dos dados: whoscored.com;transfermarkt.co.uk









You Might Also Like

1 comentários