A Major League Soccer e os motivos para acompanha-la

By 16:54 ,


Se você gosta de futebol e acompanha, mesmo que de maneira superficial as notícias do mundo da bola, provavelmente já ouviu falar da Major League Soccer. Composta por 20 times (17 americanos e 3 canadenses) ,o campeonato é  tido como a primeira divisão profissional de futebol dos Estados Unidos e do Canadá, ocorrendo entre os meses de março e dezembro. Com um crescimento impressionante nos últimos anos, a MLS vem ganhando cada vez mais notoriedade, principalmente pela chegada de jogadores conhecidos, como Kaká, David Villa, Lampard, Gerrard e Drogba. Entretanto, isso também está fazendo com que seja erroneamente conhecida como uma liga com muitos jogadores velhos, ou em “fim de carreira”.

De acordo com um levantamento de comparação entre veteranos da MLS e do Campeonato Brasileiro feito por Gustavo Zupak no blog MLS Inside da ESPN, o campeonato norte-americano se mostrou mais jovem, não apresentando nenhum jogador com mais de 40 anos. Além disso, após análise pela idade e relevância subjetiva dos jogadores para suas equipes, ele pode constatar que “os clubes brasileiros precisam mais do que os americanos dos jogadores acima dos 32 anos”.

O público também é um fator que deve ser levado em conta para uma comparação entre tais campeonatos. Enquanto no Brasileirão a média de torcedores nos estádios é de 17,2 mil pagantes, a MLS tem atualmente uma média de 21,4 mil pagantes, fora a popularidade crescente do soccer nos EUA. Porém é necessário dizer que, economicamente, existe uma diferença notável entre os times que disputam a Major League e os campeonatos mais famosos acompanhados pelos amantes do futebol. 

Fãs do Seattle Sounders FC torcendo durante o jogo contra o Chivas USA em 15 de Outubro de 2010.
Fonte: Otto Greule Jr/Getty Images North America 

Segundo dados da revista Forbes em 2014, o time com maior valor de marca da liga é o Seattle Sounders, valendo cerca de U$245 milhões, menos da metade do valor do Corinthians (U$511 milhões) que aparece no topo da lista de times mais valiosos da América.

Deixando agora os dados e estatísticas de lado, a MLS pode ser um campeonato difícil de se acompanhar no começo, devido ao horário que, para nós brasileiros, não é muito convencional. Os jogos acontecem com pouca (ou quase nenhuma) regularidade, acontecendo geralmente a partir das 18 horas. Já o formato do campeonato se apresenta bem diferente dos demais. Como em ligas de outros esportes americanos, os times são divididos em Conferências (Leste ou Oeste) de acordo com a localização da cidade de onde vêm. Assim, a temporada se divide em duas fases. Na temporada regular, times da mesma conferência se enfrentam duas vezes, enquanto times de conferências opostas, apenas uma vez.

Com o fim da temporada regular, os seis melhores de cada conferência se classificam para os playoffs, onde as semifinais e finais são disputadas em sistema de ida e volta. Os campeões de cada conferência se enfrentam pelo título da competição em um jogo único, chamado MLS Cup, que é disputado na casa do time de melhor campanha na temporada regular.


A Major League Soccer só tende a crescer, portanto não me surpreenderia se daqui a alguns anos os EUA se tornassem uma potência do futebol. Por enquanto, vale a pena acompanhar os times, cada vez melhores, as torcidas apaixonadas e o nível do futebol cada vez mais alto.

You Might Also Like

0 comentários